Facing Fear: Comediantes? Uma banda? O que tudo isso significa?

O que é Facing Fear?

Facing Fear Banda

Mais do que Apenas uma Banda: A Estratégia por Trás do Facing Fear

Um grupo de comediantes? Um perfil de entretenimento em redes sociais? Uma banda? O que tudo isso significa?

Frequentemente, comentários aparecem ressaltando que a banda deveria se atentar à utilização de esquetes de humor e memes em suas redes sociais, sob o risco de confundir a percepção tanto do público, quanto de potenciais parceiros de negócio. Uma preocupação real, porém ausente de um contexto vivido por esta banda desde o seu surgimento.

A Origem e o Desafio da Música Autoral no Metal

O Facing Fear se originou em finais de 2016 com uma ideia fixa dos seus criadores: fazer diretamente música original (ou autoral, como quiser). Uma empreitada árdua no cenário do Rock e Metal, acostumado a histórias de bandas e artistas que tiveram seus inícios de carreira vinculados aos repertórios recheados de covers.

Embora isso também seja a realidade de milhares de bandas underground e independentes, principalmente daqueles que não possuem recursos o suficiente para figurar neste cenário, o Facing Fear ainda teve obstáculos dentro da sua região.

O Boicote no Circuito de Heavy Metal do Rio de Janeiro

Logo de cara, o Facing Fear foi impedido de rodar pelo circuito de Heavy Metal da cidade do Rio, devido ao boicote de um grupo de headbangers que faziam os rolés locais, sob alegação de que a banda mantinha ligação com pessoas cristãs.

Procurando a via pacífica, os criadores da banda partiram para São Paulo, onde as relações com os bangers da metrópole paulista possibilitaram que o trabalho fosse mostrado. Ainda que o Facing Fear conseguisse datas esporádicas no Rio de Janeiro, permanecia o olho torto por parte daqueles que se vinculavam com quem ditava as regras dos rolés de Heavy Metal no Rio de Janeiro.

O Esgotamento e a Virada Estratégica

Depois de um EP e dois álbuns lançados, o Facing Fear se esgotou mental e financeiramente. Quando o álbum Marginal Metal veio ao mundo, seguido de algumas datas que não trouxeram atenção aos trabalhos, a banda decidiu encarar os tempos atuais. Embora já tivesse trabalhado com assessorias de imprensa, buscando entrada nos portais e veículos de comunicação, a exposição não retornava em resultados.

Obviamente, temos uma lacuna muito latente em nosso país com relação às bandas novas e seus trabalhos. Dado ao momento em que vivemos de dinamismo de informações e excesso de narrativas criadas para expor artistas, notas sobre lançamentos e flyers de bandas que ninguém conhece não toma a atenção do público. Ainda que possa parecer que o público headbanger se comporte de maneira distinta dos demais gêneros musicais, as condutas ficam restritas às exceções.

A Estratégia de Humor e o "Benchmarking"

Com isso, e buscando uma alternativa para que a banda não acabasse, o Facing Fear decidiu utilizar de uma arma que sempre existiu no Heavy Metal, confirmada em dezenas de arquivos audiovisuais de emissoras de TV. Buscando explorar a imagem de um Heavy Metal feito nas ruas por pessoas simples, os cinco filhos das putas decidiram abrir mão da vaidade e meter a cara, sob “Benchmarking” feito de outros artistas que possuíam o mesmo nível mercadológico e financeiro, embora não fossem do mesmo nicho.

Como resultado, as esquetes de humor levaram a imagem da banda ao topo de funil, aumentando exponencialmente sua exposição e, como consequência, o gargalo. Trouxe potenciais parceiros de negócio e aumento em suas vendas de ingressos e merchandising.

Sabido por quem trabalha com a dinâmica das redes sociais, alcance total não se traduz em vendas totais e, por isso, o trabalho das esquetes funciona como propagandas constantes na exposição da imagem do Facing Fear, convertendo lentamente seu gargalo.

Visão de Negócios: O Plano por Trás da Banda

Pode parecer que o Facing Fear é só um bando de cinco aloprados e sem dinheiro no bolso, rodando por aí. No entanto, a banda possui um plano de negócios constantemente revisado em reuniões regadas a cerveja, fumaça de cigarro e Heavy Metal.

Você vê o Facing Fear por aí! Seja nas ruas, seja na tela do seu celular.

Facing Fear Banda

➡️ Siga e acompanhe a banda:

Leia também:


Este post foi escrito por Terry Painkiller – músico, produtor e redator do blog. Siga para mais conteúdos sobre a cena Rock e Metal Underground.

Nota do Editor: Apoie esta iniciativa com um Pix de qualquer valor para terrypainkiller@gmail.com

Comentários